Lendo Chesterton

O centro de toda a existência do homem é um sonho. Morte, doença, insanidade, são, meramente, acidentes materiais, como uma dor de dente ou uma torção no tornozelo. Que essas forças brutais sempre sitiam e, freqüentemente, capturam a cidadela, não prova que elas são a cidadela.
Powered By Blogger

Páginas

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

13 curiosidades científicas que você provavelmente não sabe.

13 curiosidades científicas que você provavelmente não sabe.: "

Champagne
1. Pingos de chuva não são em forma de lágrima (como são quase sempre representados nos desenhos) - eles, na realidade, são esféricos.

2. Champagne não faz bolhas apenas por causa do gás carbônico. De acordo com pesquisadores, a bebida produz bolhas de pelo menos quatro maneiras diferentes, graças à ação de impurezas microscópicas nos recipientes.
Tratam-se de fibras de celulose com cercas de 100 micrômetros de comprimento (um micrômetro equivale a um milésimo de milímetro), informa o jornal Folha de S.Paulo. Elas se agarram ao copo, vindas do ar, e funcionam como uma verdadeira bomba de bolhas. Em um copo completamente esterilizado e livre de qualquer impureza a champagne ficaria totalmente imóvel, sem nenhuma bolha.

3. A maior parte da digestão ocorre, não no estômago, mas no intestino delgado. Esta pode ser a razão pela qual uma pessoa pode ser ao mesmo tempo bulímica e ainda assim ficar gorda.

carne mal passada
4. O sumo vermelho que sai do bife não é sangue. O sangue encontra-se principalmente nas veias e artérias do animal e é quase todo drenado no abatedouro. O que tinge de vermelho o suco da carne não é a hemoglobina do sangue, mas outro pigmento chamado mioglobina.

5. Os sacos de plástico são melhores do que os sacos de papel para o meio ambiente. O processo de fabricação dos sacos de papel exigem muito mais energia e emitem na atmosfera 70% mais poluentes do que a produção do plástico. A reciclagem de sacos de papel também consomem mais energia do que a reciclagem de plástico. Os sacos de papel ocupam mais espaço em um aterro sanitário. E como os aterros sanitários deveriam ser herméticos para proteger o lençol freático, os sacos de papel e plástico são igualmente ruins na biodegradação.

Urso Polar
6. Os ursos polares são criaturas fascinantes. Seus pêlos não são brancos como parecem, na realidade são transparentes e quando os raios solares incidem em sua pele dá a coloração branca e amarelada.

7. As alergias a animais de estimação não são normalmente alergias ao pêlo, mas sim alergia a algumas coisas que ficam na pele dos animais, tais como proteína de descamação do animal (flocos de pele morta),à saliva, urina ou excrementos que ficam depositados na pele. Banhos e limpezas regulares no seu bichinho de estimação podem reduzir drasticamente as alergias.

8. O mapa dos sabores na língua é uma mentira - você pode saborear todos os gostos em todas as partes da língua.
A alegação: a língua se divide em quatro áreas de sabor. Os fatos: os manuais escolares mostram um 'mapa da língua', que ilustra as áreas da língua com cores diferentes tendo por base os diferentes receptores de sabor. A ponta da língua sentiria os sabores doces, as laterais os salgados e azedos e a porção traseira os amargos. Mas estudos recentes demonstram que o mapa não procede.

9. Quando você segura uma concha no ouvido para ouvir o mar, o som que você ouve é, na realidade, o seu próprio sangue correndo por suas veias! Você pode usar qualquer objeto em forma de copo de ouvir esse efeito.

10. Quando você está vivo, seu cérebro é rosado. Quando você morre, vira cinza. Quando nos referimos ao cérebro como 'massa cinzenta' e 'matéria branca', isto não é uma descrição verdadeira de sua cor.

Gálio
11. Mercúrio, o fascinante metal líquido não é o único metal líquido. O gálio (Ga - foto acima) é sólido à temperatura ambiente, mas vai se derreter na sua mão.
Césio (Cs) e frâncio (Fr) - São os mais raros, o segundo elemento também pode ser líquido em temperatura ambiente ou próxima.

12. Os golfinhos não bebem água - Caso bebessem a água do mar isso os deixaria mal e, poderia até causar a morte. Todas as suas necessidades de líquido são retiradas dos alimentos que eles consomem.

13. A União Soviética foi o primeiro país a ter uma nave na lua - e não os Estados Unidos. Em 1959, a Luna 2 foi a primeira nave a aterrissar na lua. Em fevereiro de 1966, a Luna 9 foi o primeiro artefato humano a pousar suavemente na Lua e transmitir dados fotográficos à Terra. Quatro meses depois, os Estados Unidos desembarcaram sua primeira nave na Lua (Surveyor I).
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário